Notícias


Defensoria Pública do RN acompanha instalação da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência da AL

De acordo com dados do IBGE, em 2019, 303 mil potiguares indicaram serem pessoa com deficiência deficiência, ou seja, 9,7% da população potiguar.

18 de Outubro de 2023


Defensoria Pública do RN acompanha instalação da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência da AL

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) acompanhou, na tarde desta segunda-feira (16), a instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O grupo tem como foco diagnosticar problemas referentes à condição das pessoas com deficiência, em relação à saúde, lazer, educação e meio ambiente, assim como acompanhar a tramitação, propor matérias e apoiar a elaboração de estudos sobre o tema, sempre promovendo discussões sobre o assunto.

A Frente Parlamentar é presidida pelo deputado estadual Kleber Rodrigues e conta também com a participação dos deputados Francisco do PT, que é o vice-presidente, Divaneide Basílio (PT), Ubaldo Fernandes (PSDB), Gustavo Carvalho (PSDB), Adjuto Dias (MDB) e Neílton Diógenes (PL), que são membros, além de representantes da sociedade civil organizada e do Poder Público.

De acordo com dados do IBGE, em 2019, 303 mil potiguares indicaram serem pessoa com deficiência deficiência, ou seja, 9,7% da população potiguar. No estado, a taxa de participação dessa população no mercado trabalhista era de 27% em 2019, de acordo com a publicação "Pessoas com deficiência e as desigualdades sociais no Brasil" feito pelo orgão.

Para homenagear as empresas que têm aberto espaço para a atuação desse grupo, o deputado entregou o Selo Empresa Amiga dos Autistas ao Hospital Rio Grande, que conta com 57 pessoas com deficiência em seus quadros, incluindo pessoas com deficiência em audição, visão e autistas, e o Supermercado Nordestão, que empresa 182 pessoas com deficiência e dois autistas.

Ao fim da reunião de instalação da Frente Parlamentar, ficou definido o plano de trabalho, que vai catalogar legislação específica para as pessoas com deficiência aprovada pela Assembleia Legislativa; formação de grupos de trabalho, formado por representantes da ALRN, instituições e secretarias estaduais, para acompanhamento e cobrança da aplicação da legislação existente em benefício das pessoas com deficiência.


A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte não utiliza cookies durante as sessões de uso. O sistema da informação em questão encontra-se totalmente de acordo com a lei 13.709 que dispõe sobre a proteção de dados pessoais na internet. Para mais informações, acesse as nossas políticas de privacidade.