Notícias


DPERN recomenda que Secretaria de Saúde de Natal publique medicamentos disponíveis nas farmácias e unidades de dispensação

Publicação deve ser feita na página eletrônica do município, com ampla divulgação

09 de Abril de 2024


DPERN recomenda que Secretaria de Saúde de Natal publique medicamentos disponíveis nas farmácias e unidades de dispensação

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPERN), através do seu Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (NUDESA), emitiu uma recomendação à Secretaria de Saúde do Município do Natal para que disponibilize, na página eletrônica do município, de forma clara e acessível aos cidadãos, os estoques de medicamentos disponíveis nas farmácias públicas ou unidades de dispensação. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (9) e orienta ainda que a gestão comprove, no prazo de 30 dias, o cumprimento dessa recomendação. 


O documento leva em consideração a Lei Municipal n° 546/2018 que estabelece que “Serão disponibilizadas no site da Prefeitura Municipal do Natal as informações relativas à quantidade e ao tipo de medicamentos de distribuição obrigatória e gratuita pelo Município do Natal” (Artigo 1°). Além de considerar que a divulgação dos estoques permite um maior controle social da efetivação da política pública da assistência farmacêutica integral. 


A publicação recomenda ainda que a informação seja amplamente divulgada para gerar o conhecimento dos usuários do Sistema Único de Saúde.


A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte não utiliza cookies durante as sessões de uso. O sistema da informação em questão encontra-se totalmente de acordo com a lei 13.709 que dispõe sobre a proteção de dados pessoais na internet. Para mais informações, acesse as nossas políticas de privacidade.