A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) inaugurou, nesta terça (14), o núcleo de atendimento ao público do Município de Santo Antônio. O espaço está em funcionamento na Av. Ana de Pontes, S/N, Centro, de segunda a sexta, das 8h às 14h, oferecendo atendimento jurídico em demandas cíveis e criminais.
A solenidade de entrega oficial foi acompanhada pelo Prefeito de Santo Antônio, Raulison Ribeiro e pelo Procurador-Geral do Município, Felipe Simonetti. A abertura do atendimento presencial beneficia cerca de 50 mil habitantes residentes tanto do Município de Santo Antônio como de Jundiá, Passagem, Lagoa de Pedras, Várze e Serrinha, termos da comarca sede.
Antes da abertura do prédio, o atendimento a esse público vinha acontecendo de forma remota, através dos canais virtuais divulgados no site da Defensoria Pública do Estado. "Iniciamos nosso trabalho em junho, com o atendimento virtual, e logo percebemos que essa é uma região de um povo muito necessitado de assistências. Ao longo dos últimos meses tivemos uma demanda de atendimento crescente e com a abertura desse espaço esperamos poder servir ainda mais e melhor o povo de Santo Antônio", registrou o defensor público João Carlos Botelho, coordenador do Núcleo.
A abertura do núcleo segue o programa de interiorização da instituição, que vem trabalhando para estruturar os 25 novos núcleos criados ao longo de 2021. Somente neste ano, a presença da Defensoria no estado saltou 60%, saindo de 15 núcleos em 2020 para 40 em 2021. No início do mês de dezembro, a instituição já havia entregado à população da cidade de Goianinha um prédio para atendimento presencial do núcleo que abrange também as cidades de Tibau do Sul e Espírito Santo.